Blog

Saiba porque você deve fazer a Prova para o CTUR 2018

Saiba porque você deve fazer a prova para o CTUR 2018

Quando o assunto é ensino, a prioridade para Pais e filhos é o ensino de qualidade! E uma das melhores maneiras de ter um ensino público de qualidade é entrando em um colégio renomado como o Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro, o CTUR. Pensando nisso, escrevemos este post: Saiba por que você deve fazer a Prova para o CTUR 2018 e conquistar a tão sonhada vaga no ensino público de qualidade.

Afinal, o que é o CTUR?

Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro

O Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR é fruto da junção, em 1973, de duas instituições: o Colégio Técnico de Economia Doméstica (CTED) e o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Simões Lopes.

As duas instituições de educação profissional de nível médio se juntaram, em 1972, após a Reforma Universitária instituída pela Lei nº. 5540/68, surgindo então o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Essa nova instituição englobou os dois cursos profissionalizantes de nível médio que havia em cada um dos colégios: o Curso Técnico em Agropecuária e o Curso Técnico em Economia Doméstica. Não havia nenhum curso propedêutico em nenhum dos colégios de origem. O Ensino Médio passou a funcionar a partir de 1988. Em 2001, o curso de Economia Doméstica foi substituído pelo Curso de Hotelaria e o curso de Agropecuária passou a ser curso de Agropecuária Orgânica.

A partir de 1988, o CTUR veio a ocupar um antigo prédio de pós-graduação da UFRRJ, localizado no campus, às margens da Rodovia BR 465, antiga Estrada Rio – São Paulo, Km. 47, Seropédica, Rio de Janeiro, onde se encontra até os dias de hoje. Essas instalações foram aumentadas e outros prédios foram incorporados, de acordo com os interesses da comunidade, para serem utilizados em atividades próprias de ensino. A área total do colégio é, atualmente, de 60 hectares, onde se desenvolvem várias de suas atividades voltadas para os cursos oferecidos.

Hoje, o CTUR permanece vinculado à UFRRJ e pertence à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, o que garante a qualidade de ensino para os jovens que buscam uma excelente qualificação para o mercado de trabalho.

Cursos Oferecidos para quem vai fazer a Prova para o CTUR 2018

O Colégio tem uma grade cursos bem especificas e forma profissionais qualificados para quatro áreas bem distintas, mas que atendem bem a demanda da região, além de contar com a formação no ensino Médio Regular que dá ao estudante uma formação escolar que o credencia a disputar com melhores oportunidades por uma formação superior. O candidato que for aprovado na prova para o CTUR 2018 poderá escolher um dos cursos abaixo, para sua formação:

Curso Técnico em Acroecologia

O Curso em Agroecologia é oferecido de forma integrada ao ensino médio ou em concomitância externa. Tem por objetivo a formação de profissionais para atuar em sistemas de produção em agropecuária e produção extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção.

O Técnico em Agroecologia desenvolve ações integradas unindo a preservação e a conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos. Atua na conservação do solo e da água.
Auxilia ações integradas de Agricultura Familiar considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos. Participa de ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e industrialização de produtos agroecológicos.

O Técnico em Agroecologia pode atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além de Instituições de Certificação Agroecológica, de Pesquisa e Extensão, Parques e Reservas Naturais.

O Curso é oferecidos em duas Modalidades:

Integrado – O aluno possui apenas uma matrícula na instituição (CTUR), Ensino Médio + Ensino Técnico.

Concomitância externa – O aluno faz apenas o curso técnico na instituição (CTUR), o Ensino Médio pode ser feito em outra escola. O aluno só concluirá o técnico quando concluir o médio.

 

Curso Técnico em Hospedagem

O Curso Técnico em Hospedagem tem como objetivo a formação de profissionais para atuar nos diversos meios hoteleiros e nos serviços de alimentação em geral, exercendo funções técnicas de recepção e governança, preparo de alimentos, bebidas e eventos.

O Técnico em Hospedagem pode atuar na administração, desenvolvimento e manutenção dos serviços de hospitalidade, exercer a função de administrador estratégico de empresa hoteleira, atuar como gestor de alimentos e bebidas em hotéis e serviços de alimentação, atuar na área de manutenção de serviço de hospitalidade, organizar eventos e atividades recreativas de lazer, supervisionar estoques, procedendo a compra e venda de suprimentos, estimular a capacidade de iniciativa e criatividade na busca de solução de problema nos serviços de hospitalidade e alimentação, incentivar a laborabilidade e o empreendedorismo no gerenciamento de empresa hoteleira e/ou serviços de alimentação.

No mercado de trabalho, as atividades poderão ser desenvolvidas em pousadas, albergues, hostel, nos hotéis em geral, navios, restaurantes, bares, empresas de eventos, buffets e casas de festas.

O Curso é oferecidos em duas Modalidades:

Concomitância externa – O aluno faz apenas o técnico na instituição (CTUR), o ensino médio pode ser feito em outra escola. O aluno só concluirá o técnico quando concluir o médio.
Concomitância interna – O aluno possui 02 matrículas na instituição (CTUR), uma no ensino médio e a outra no ensino técnico.

Curso Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Meio Ambiente

Este curso tem como objetivo principal capacitar os alunos formados para atuar na área ambiental em empresas do setor produtivo, órgãos públicos, empresas de consultoria e de prestação de serviços. Almeja-se a inserção no mercado de técnicos sintonizados com as questões ambientais, que possam mudar a realidade existente nos dias de hoje através de sua atuação baseada no uso racional dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável.

O curso técnico em meio ambiente é oferecido em duas modalidades, integrado e concomitante, conforme a tabela abaixo:

MODALIDADE

DURAÇÃO

CARACTERÍSTICA

Integrado 3 anos Ensino Médio no CTUR+Ensino Técnico no CTUR
Concomitante 2 anos Ensino Médio em outra instituição+Ensino Técnico no CTUR

Estão entre as funções do técnico em meio ambiente:

  • Levantar e sistematizar dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais;
  • Contribuir no processo de elaboração de políticas ambientais;
  • Elaborar e controlar programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão ambiental (SGA) e integrada (SGI);
  • Aplicar metodologias para minimizar e mitigar impactos ambientais negativos;
  • Monitorar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição sonora e visual;
  • Acompanhar auditorias ambientais internas e externas;
  • Participar dos procedimentos de regulação e fiscalização ambiental.

Curso Técnico em Agrimensura

O Curso Técnico em Agrimensura tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar técnicas e obter soluções mais adequadas nas áreas relativas à medição e demarcação de terras, ao urbanismo e posicionamento preciso de pontos; permitir ao profissional trabalhar com a tecnologia atualmente disponível no mercado (receptores GPS, estações totais, níveis automáticos, softwares relativos à agrimensura etc.); atender à demanda regional por profissionais de nível técnico, capacitados nessa área.

Técnico em Agrimensura

O profissional Técnico em Agrimensura estará apto a fazer levantamentos topográficos; terá capacidade técnica para dar suporte na área de levantamento em projetos de construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens, e locação de loteamentos; atuar na divisão e na demarcação de terras e em perícias nas ações judiciais que envolvam sua área de trabalho; realizando o posicionamento terrestre e utiliza equipamentos eletrônicos para levantamentos hidrográficos, determinação de cortes e aterros, medição de terras, etc.

O Técnico em Agrimensura pode atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Empresas de mapeamento, cartografia, topografia e geodésia. Empresas de construção civil e consultoria ambiental.

Ensino Médio Regular

O Curso de Ensino Médio, com duração de três anos, possibilita a formação completa do aluno. O curso está baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais  e promove  o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico do estudante, dando oportunidade para o exercício da cidadania, além da preparação para o prosseguimento nos estudos posteriores.ensino médio regulamentar

O CTUR tem um histórico de respeito e sucesso ao longo de sua história, traduzido nos resultados altamente favoráveis dos seus egressos, como demostrado pela ultima avaliação do ENEM (2008), na qual a instituição ficou em 68º lugar na classificação nacional e no Estado do Rio de Janeiro, ocupa o 10º lugar entre as instituições federais, segundo o site da Colégio.

Redução de Taxas e Período de Inscrições para Fazer a Prova para o CTUR 2018

A prova para o CTUR 2018 terá:

  • Redução de Taxas de Inscrição – para candidatos oriundos da rede pública de ensino nos dias 24 e 25 de agosto de 2017
  • Prazo de inscrição inciado em 04/09/2017 até 13/10/2017.

prova para o CTUR 2018 acontecerá no dia 19/11/2017.

Preparatório At Home: As Vantagens de Estudar para Prova para o CTUR 2018

O curso Preparatório At Home conta com os melhores professores para preparar o candidato que vai fazer a prova para o CTUR 2018 e obter a vaga para essa excelente colégio que é um dos melhores colocados no ENEM no estado do Rio de Janeiro. Mesmo quem não quer seguir carreira profissional nas formações oferecidas, poderá contar com o ensino de uma das melhores opções de ensino em nosso estado do Rio de Janeiro, e o melhor: de graça!

Os cursos oferecidos pelo CTUR são indicados para todos os jovens que buscam um ensino de qualidade e ainda obter uma formação técnica profissional, principalmente a candidatos da baixada fluminense que, pela proximidade, têm uma excelente opção.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, envie uma mensagem através de nossa página de contato  pelo e-mail contatos@preparatorioathome.com.br ou pelo whatsapp (21) 96659-6755.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *