Blog

Como Incentivar Seus Filhos a Estudarem? 5 Dicas Práticas

Como Incentivar Seus Filhos a Estudarem

O bom desempenho dos filhos na escola é geralmente um grande desejo dos pais. Sendo assim, muitos responsáveis se preocupam em como incentivar seus filhos a estudarem ou mantê-los interessados nos estudos.

Pensando nisso, pensamos em 5 Dicas Práticas para Auxiliar os Pais nessa jornada! Confira agora Como Incentivar Seus Filhos a Estudarem:

Como Incentivar Seus Filhos a Estudarem

  1. Converse com seu Filho sobre a Importância dos Estudos

Mostre a ele como o conhecimento é importante. Todo aprendizado é válido e pode servir até mesmo no nosso cotidiano. Aprender a se expressar melhor, ler e entender algo de que ele goste,  fazer contas para conferir o troco após comprar um sorvete, esses são alguns exemplos de como o aprendizado pode facilitar nosso dia a dia. Além disso, converse com ele sobre a influência na sua vida, quando se tornar um adulto.

  1. Programe Horários para os Estudos

O planejamento dos horários é essencial para que haja tempo para a realização dos deveres escolares, revisão das matérias e todas as outras atividades dos jovens, como esportes, cursos e brincadeiras.  A rotina cria responsabilidade, organização e prioridade para todas as atividades das crianças, sejam elas relativas à escola ou não.

  1. Auxilie seu Filho nas Tarefas de Casa

Ajudar não é fazer os exercícios no lugar dele. Conversar sobre a matéria, perguntar se entendeu e conferir as respostas dos deveres é uma maneira de se mostrar interessado na evolução dele. Pais mais envolvidos com os assuntos da escola tendem a gerar nos filhos uma sensação de zelo e comprometimento, características capazes de mantê-los incentivados.

  1. Organize o Ambiente para os Estudos

Cuide do espaço em que seu filho irá estudar. Ele deve ser limpo, organizado e arejado. Além disso, preste atenção para evitar barulhos de televisão,  rádio ou conversas em tom alto,  para evitar distrações. Lembre-se: todos em casa devem entender a importância desse momento e contribuir para o melhor desenvolvimento dos jovens.

 

  1. Estude ou Faça Alguma Atividade ao Lado de seu Filho

Leia um livro ao lado de seu filho, adquira conhecimentos relativos ao seu trabalho, mas sempre deixe isso claro para ele: que está adquirindo conhecimento. Faça isso como um momento prazeroso, útil e gratificante. O exemplo sempre será a maior inspiração.

Quer saber saber um pouco mais sobre nós? Acesse nosso site na aba Sobre clique aqui e acesse, Se você gostou e também concorda, deixe sua mensagem nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Um comentário sobre “Como Incentivar Seus Filhos a Estudarem? 5 Dicas Práticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *