Blog

6 fatos sobre o Reforço Escolar que você precisa saber

6 fatos sobre o Reforço Escolar que você precisa saber

O Reforço Escolar é um serviço popular prestado em todo o Brasil e que vem crescendo ao longo do tempo. Tanto para pais quanto para alunos, é importante saber como funciona, pois existem muitas informações equivocadas que dificultam a sua compreensão. Quando surge a necessidade da realização de aulas de reforço, muitas vezes, há muito preconceito e até mesmo um adiamento desnecessário da contratação dos profissionais especializados para desempenhar essa tarefa. Por isso, criamos esse artigo para que você compreenda com maior clareza o que são as aulas de reforço e saiba como e quando utilizar desse serviço.

1 – O reforço escolar não é um serviço somente para quem está abaixo da média exigida na escola.

O reforço escolar não é um serviço somente para quem está abaixo da média exigida na escola

O reforço escolar serve tanto para o aluno que está abaixo da média como para o que está acima da média. Não é raro termos alunos que têm ótimas notas no boletim, mas que, no entanto, procuram o serviço de reforço para aumentarem ainda mais as suas notas ou para aprenderem como estudar para alguns conteúdos específicos.

2 – O reforço escolar não é um serviço de emergência e não deve ser procurado apenas em uma situação complicada ou muito atrasado em relação ao conteúdo.

Apesar de ser verdadeiro que grande parte dos pais e/ou alunos procuram o reforço somente quando se aproximam as provas ou até mesmo quando o aluno já ficou para a recuperação, o ideal é que as aulas sejam tomadas com maior antecedência possível em relação aos exames, de preferência assim que for detectada a necessidade de reforço. Dessa forma, será mais fácil sanar eventuais déficits e promover o aprendizado de forma completa.

3 – As salas de reforço são mais apropriadas para se ter a aula.

Assim como o trabalho em casa (Home Office) costuma exigir disciplina muito maior do trabalho fora de casa, a realização de aulas domiciliares também exige mais do aluno do que as aulas em ambiente externo, destinado para o ensino. A razão para isso é que quando se está em casa, o cérebro automaticamente entende que se está em um ambiente propício ao relaxamento e realização de uma série de atividades que são próprias do lar – via de regra estudar e trabalhar não estão inclusas nesse rol – elevando a dificuldade de concentração e afetando o rendimento dos estudos.

Não estamos querendo dizer que ter aulas de reforço em casa não seja uma alternativa viável. Muito pelo contrário, é algo que comprovadamente funciona, mas quando se trata de otimização de estudos ter aulas em um ambiente externo e apropriado para o ensino é a alternativa que traz melhores resultados.

4 – O melhor professor de reforço é o que tem mais experiência em métodos de estudo.

Infelizmente não é um tarefa tão linear encontrar um bom professor de reforço escolar. Um bom profissional dessa área precisa ter uma série que características que não se obtêm somente por meio de títulos ou certificados, pois deve-se considerar também a capacidade de entrosamento com o aluno, a percepção do método mais apropriado para ensinar um determinado conteúdo e dinamismo para se reinventar quando surgem dificuldades inesperadas.

5 – Um dos 6 fatos sobre o Reforço Escolar que você precisa saber é que Reforço escolar não é “tudo igual”.

Há diversas formas e métodos para se prestar o serviço de reforço, logo, às vezes, os pais devem experimentar alguns para que encontrem o que melhor os filhos se adaptem.

6 – O melhor reforço escolar nem sempre é o mais barato ou o mais caro.

O reforço escolar, ao contrário do que muitos pensam, não é um gasto – é um investimento! Quando se contrata tal serviço, o cliente está investindo em um melhor rendimento escolar para se tornar mais capacitado e mais competitivo na sociedade, e não somente um aumento numérico em notas de testes.

Por outro lado, também é falso afirmar que o melhor serviço é automaticamente o mais caro. Para saber qual é o melhor reforço escolar o cliente deve procurar conhecer o estabelecimento que fornece o serviços, o professor que vai ministrar as aulas e, de preferência, realizar uma aula experimental antes de fechar o contrato.

Portanto, é muito importante, quando da busca de reforço escolar, atentar para o custo-benefício das aulas, pois é todo o futuro do aluno que está em jogo.

Aqui no Preparatório At Home é comum percebemos a dificuldade dos pais terem um entendimento sobre a importância de um reforço escolar no planejamento anual de seus filhos. Sabemos que o momento difícil vivido por todos nós, no país, nos leva a economizar ao máximo, porém, a médio e longo prazo, percebemos o quão importante foi o investimento feito pelos pais que optaram pelo reforço escolar.

Preparamos para você um outro artigo sobre A Importância do Reforço Escolar para os Estudantes, onde abordamos o quanto é importante para seu filho esse entendimento sobre o Reforço Escolar.

Quer saber saber um pouco mais sobre nós? Acesse nosso site na aba Sobre, Se você gostou e também concorda, deixe sua mensagem nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *